LICENCIATURA ESPECÍFICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS

UFAM / PROLIND/SECAD/MEC

O curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas da FACED é um curso regular/modular com duração de cinco anos, que busca formar, em nível superior, numa perspectiva intercultural e interdisciplinar, professores indígenas para atuar na 2ª etapa do ensino fundamental e no ensino médio, nas escolas indígenas, com habilitação plena nas áreas de Ciências Humanas e Sociais; Ciências Exatas e Biológicas; Letras e Artes. Atualmente o curso conta com uma turma que atende alunos do povo Mura (Autazes - AM), em funcionamento desde 2008 e uma turma destinada aos alunos do povo Mundurukú/AM-PA, em funcionamento desde março 2011. Existe ainda a previsão de iniciar mais uma turma destinada ao povo Sateré-Mawé (Terra Indígena Andirá-Marau) a partir do segundo semestre de 2011.

Histórico do curso (Turma MURA)

Desde que concluíram a última etapa do Magistério Indígena - Curso Mura Peara (iniciado em 1999 e concluído em 2003 – coordenado pela SEDUC/AM em parceria com SEMEC/Autazes)- os professores Mura, articulados pela Organização dos Professores Indígenas Mura (OPIM), tem buscado dar continuidade à sua formação. Esta busca se entrecruza com a trajetória do grupo de pesquisa “Formação do(a) educador(a) frente aos desafios amazônicos”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que a partir de2002, vem desenvolvendo atividades de pesquisa e formação continuada, junto aos professores Mura do Município de Autazes/AM.

Foi neste contexto que, em julho de 2005 - data do lançamento do Edital do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind), pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD)- a UFAM, por solicitação da OPIM, concorreu e teve proposta aprovada no Eixo 2 – Elaboração de Licenciaturas.

No dia primeiro de maio de 2008 o Curso teve início com a “aula inaugural”, proferida pelo Prof. Gersem dos Santos Luciano, do povo Baniwa, do Alto Rio Negro e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Crédito: Carlos Humberto Alves Corrêa

Alunos do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Índígenas – Turma Mura, Autazes- AM – mai./2008.

Onde o curso funciona? (Turma MURA)

As aulas da etapa de Formação Geral (1º e 2º ano do Curso), com sessenta alunos, acontecem em uma das salas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Autazes - especialmente preparada para tal fim. Na etapa de Formação por Grandes Áreas (3º e 4º ano do Curso) - momento em que os licenciandos se dividem entre as Áreas – as aulas são ministradas em três salas de aula no mesmo prédio da Secretaria. É importante destacar que existe na estrutura administrativa da SEMEC de Autazes um Setor Específico de Educação Escolar Mura (SEEM), cujo quadro técnico é composto por professores indígenas.

Histórico do curso (Turma MUNDURUKÚ AM/PA)

Em construção

Onde o curso funciona? (Turma MUNDURUKÚ AM/PA)

Em relação à turma Mundurukú, as aulas são ministradas no município de Borba - AM, nas dependências do Centro de Formação Mater Christi, para um total de 48 alunos do povo Mundurukú do Amazonas (região de Borba) e do Pará (região do Tapajós).

Assim como ocorre na SEMEC de Autazes, existe na estrutura organizacional da Secretaria de Educação de Borba um Setor Específico de Educação Escolar Indígena que atende o conjunto de escolas e professores indígenas Mundurukú.

Crédito: Elciclei Faria dos Santos e Fabiana de Feitas Pinto

Alunos do Curso de Licenciatura Específica Formação de Professores Índígenas – Turma Mundurukú, AM/PA– mar./2011.

Crédito: Elciclei Faria dos Santos e Fabiana de Feitas Pinto

Alunos do Curso de Licenciatura (Turma Mundurukú, AM/PA) realizando atividade acadêmica proposta na Disciplina Fundamentos da Educação I –– mar./2011.

CORPO DOCENTE

Claudio Gomes da Victória, MSc.

Elciclei Faria dos Santos, MSc.

Fabiana de Freitas Pinto, MSc.

Gersem José dos Santos Luciano, Dr.

Gerson Ribeiro Bacury, MSc.

Josine Nunes Santos, MSc.

Rita Floramar dos Santos Melo, Msc.

Washington Carlos da Silva Mendonça, Msc.

Quadro de Avisos

FACULDADE DE EDUCAÇÃO